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Em Vampiro: A Máscara, os Membros são separados em clãs. Clãs são linhagens antigas de vampiros que dividem características comuns, passadas por meio do Sangue. Cada clã provê certos poderes, fraquezas e, às vezes, até mesmo comportamentos e crenças para aqueles que a eles pertencem. Nas descrições abaixo, você encontrará Disciplinas, Perdições e Compulsões vampíricas.
O Clã da Caça, Assassinos, Filhos de Haqim, Sarracenos, Mediadores, Legisladores, Assamitas
Os juízes dos Banu Haqim estão divididos entre sua sede hereditária por Sangue vampírico e sua paixão pela justiça. Árbitros severos, eles são ferozmente devotados a manter um código moral e Abraçar mortais capazes de avaliar e lidar com ameaças, fazer cumprir as leis e tradições e punir transgressores.
Disciplinas
Feitiçaria do Sangue, Celeridade, Ofuscação
Perdição
Vício em Sangue – quando um dos Juízes prova o Sangue de outro Cainita, é muito difícil para eles parar.
Compulsão
Julgamento – o vampiro é compelido a punir qualquer um que pareça transgredir suas crenças pessoas, tomando seu sangue como uma vingança justa pelo crime.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Camarilla (em breve)
O Clã Erudito, Ralé, Punks, Hipsters, Prometeicos, Rebeldes, Reis Filósofos, Helenos
Os Brujah são um clã de radicais e encrenqueiros, Abraçando aqueles dispostos a colocar os outros nos lugares deles se isso for necessário. A maioria se vê como guerreiros por uma causa, e esses Rebeldes são guiados por suas paixões, força e dedicação aos seus ideais – sejam lá quais forem.
Disciplinas
Celeridade, Potência, Presença
Perdição
Temperamento Violento – o Sangue dos Brujah ferve com fúria malcontida, que explode sob a menor provocação.
Compulsão
Rebelião – O vampiro se posiciona contra qualquer um ou qualquer coisa que lhe pareça representar o status quo na situação, o que pode ser seu próprio líder, um ponto de vista expresso por uma bolsa em potencial ou somente a tarefa que ele supostamente deveria executar no momento.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
O Clã das Feras, Animais, Feras, Selvagens, Bárbaros, Párias, Lobos, Vadios
Mais próximos das feras que outros vampiros, os Gangrel se consideram o ápice entre os predadores. Essas Feras caçam nos ermos tão facilmente quanto na selva urbana, e nenhum outro clã de vampiros se compara à sua habilidade de resistir, sobreviver e prosperar em qualquer ambiente. Altamente territoriais, suas habilidades metamórficas conseguem fazer os próprios não vivos hesitarem.
Disciplinas
Animalismo, Fortitude, Proteanismo
Perdição
Características Bestiais –Quando em frenesi, os Gangrel ganham ao menos um aspecto animalesco: um traço físico, um odor ou um comportamento. Esses aspectos duram por mais uma noite depois do frenesi, persistindo como uma ressaca após uma farra.
Compulsão
Impulsos Ferais – Retornando a um estado animal, o vampiro regressa a um ponto onde a fala se torna difícil, as roupas desconfortáveis e os argumentos são mais bem-resolvidos com garras e presas.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
O Clã da Lua, Lunáticos, Malucos, Bufões, Oráculos, Dervixes, Visionários, Filhos de Malkav
Ridicularizados como Lunáticos pelos outros vampiros, o Sangue dos Malkavianos permite que eles percebam e prevejam verdades escondidas dos outros. Como os “sábios loucos” da poesia, suas perspectivas fraturadas vêm de enxergarem muito do mundo ao mesmo tempo, de entender profundamente demais e de sentir emoções que são simplesmente muito fortes para aguentar.
Disciplinas
Auspícios, Dominação, Ofuscação
Perdição
Perspectiva Fraturada – todos os Malkavianos são amaldiçoados com pelo menos um tipo de transtorno mental. Dependendo da sua história e do estado da sua mente ao morrer, eles podem experimentar delírios, visões de clareza terrível ou algo totalmente diferente.
Compulsão
Delírio – Com seus dons extrassensoriais enlouquecidos, o vampiro experimenta o que podem ser verdades ou presságios, mas que os outros chamam de delírios trazidos à tona pela Fome.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
O Clã da Fé, Setitas, Seguidores de Set, O Clã das Mentiras, Tifonistas, Serpentes, Liberadores, Judasianos
O Ministério sempre tem algo a oferecer. Este clã, semelhante a um culto, recruta aqueles capazes de empregar a tentação como arma. Eles Abraçam aqueles com a vontade e os meios de convencer, envolver e, finalmente, libertar seus alvos do que quer que eles procurem: as posses da vítima, suas alianças ou até mesmo sua fé. Para as Serpentes, tudo tem um preço.
Disciplinas
Ofuscação, Presença, Proteanismo
Perdição
Abomina a Luz – quando expostos à iluminação direta – seja natural ou artificial – os membros do clã recuam.
Compulsão
Transgressão – Set ensina que a mente e o espírito de todos estão ligados por correntes invisíveis feitas por eles mesmos. Conforme o Sangue deles agita tais amarras, o Ministério sofre com uma necessidade irresistível de rompê-las.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Horrores, O Clã dos Ocultos, Ratos de Esgoto, Leprosos, Purulentos, Histriões, Crostas, Kapos, Mendigos, Orloks
Os Nosferatu carregam sua maldição em seu exterior. Com seus corpos horrivelmente distorcidos e deformados pelo Abraço, eles espreitam pelos cantos da maioria das cidades, agindo como espiões e negociantes de informação. Usando animais e sua própria capacidade sobrenatural de se ocultarem, nada escapa aos olhos dos assim chamados “Ratos de Esgoto”.
Disciplinas
Animalismo, Ofuscação, Potência
Perdição
Repulsivos – hediondos e vis, todos os Nosferatu são fisicamente deformados de alguma forma pelo Abraço. Alguns ainda conseguem se passar por mortais, enquanto outros são quebras da Máscara ambulantes.
Compulsão
Criptofilia - A necessidade de saber invade o vampiro. Ele é consumido por uma fome de segredos – de saber o que poucos ou ninguém mais sabe – quase tão forte quanto sua sede de sangue. Ele também se recusa a dividir segredos, exceto em estrita troca por segredos ainda maiores.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Trapaceiros, Corvos, Audazes, Os Assombrados
Mestres do subterfúgio, os Ravnos preferem não lutar ou sangrar por algo que podem obter por meios mais sutis. Eles podem encantar e desaparecer com o mesmo suspiro mortal, e aqueles uma vez enganados rapidamente aprendem a duvidar dos próprios sentidos quando em companhia dos Corvos. Sempre em movimento, os Ravnos nunca descansam no mesmo lugar, pois sua maldição os inflama durante o sono, caso o façam.
Disciplinas
Animalismo, Ofuscação, Presença
Perdição
O fogo solar que incinerou seu fundador arde no Sangue do clã, irrompendo da sua carne caso se estabeleçam por muito tempo.
Compulsão
Destino Tentador – o vampiro é levado por seu Sangue a cortejar o perigo. Colocando a si mesmos e aos outros em risco, eles flertarão com a destruição em prol da audácia e do estilo.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Companion (Guia Suplementar, disponível gratuitamente aqui)
Ciclopes, Ladrões de Almas, Dajjals, Progênie de Saulot
Com a maior parte dos seus perdida para usurpadores não vivos, o Sangue altamente desejado dos caçados Salubri é um prêmio para outros vampiros. Isso, e sua relutância em Abraçar, os torna raros nas noites modernas. Eles frequentemente recrutam aqueles à beira da morte, acreditando que sua maldição pode dar aos merecedores uma segunda chance, e contam com alguns dos vampiros mais “humanos” em suas fileiras.
Disciplinas
Auspícios, Dominação, Fortitude
Perdição
Caçados – Membros de outros clãs são particularmente... apaixonados pelo Vitae Salubri. Quando um vampiro não pertencente ao Clã Salubri consome o sangue de um Ciclope, geralmente acha difícil parar de sugar.
Compulsão
Empatia Afetiva – o Membro é tomado de empatia por um problema pessoal que aflige alguém na cena e procura ajudar na sua resolução.
Apresentados em: A Máscara 5ª Edição – Companion (Guia Suplementar, disponível gratuitamente aqui)
Divas, O Clã da Rosa, Degenerados, Artistas, Rameiras, Arikelitas, Hedonistas, Sensíveis, Pervertidos
Conhecidos por sua natureza sedutora, comportamento envolvente e graça eloquente ao ponto da obsessão, vampiros Toreador Abraçam artistas e amantes para suas fileiras, eternamente tentando mexer com seus próprios corações mortos. Sobrenaturalmente ágeis e charmosas, as Divas estão sempre à procura da próxima emoção, deixando um rastro de amantes e vítimas descartadas em seu caminho.
Disciplinas
Auspícios, Celeridade, Presença
Perdição
Fixação Estética – Os Toreador exemplificam o velho ditado segundo o qual a arte no sangue assume formas estranhas. Eles desejam tão intensamente a beleza que acabam sofrendo em sua ausência.
Compulsão
Obsessão – extasiado pela beleza, o vampiro torna-se temporariamente obcecado com algo singularmente belo, ficando incapaz de pensar em qualquer outra coisa.
Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Usurpadores, Bruxos, Herméticos, Taumaturgos, Transgressores, O Clã Quebrado, Feiticeiros de Sangue
O arcano Clã Tremere foi uma casa de magos mortais que buscava a imortalidade, mas que encontrou apenas a não vida. Como vampiros, eles aperfeiçoaram as formas de dobrar o Sangue à suas vontades, empregando sua mágica para dominar e enfeitiçar tanto o mundo mortal quanto o vampírico. Seus poderes os tornam valiosos, mas poucos vampiros confiam em seus modos manipuladores.
Disciplinas
Auspícios, Feitiçaria de Sangue, Dominação
Perdição
Sangue Deficiente – O Vitae Tremere não tem mais a capacidade de criar Laços de Sangue com outros Membros, embora os próprios Tremere possam ser Enlaçados por Membros de outros clãs.
Compulsão
Perfeccionismo – Nada a não ser o melhor satisfaz o vampiro. Qualquer outra coisa, exceto uma performance excepcional, provoca uma profunda sensação de falha, por isso ele repete tarefas obsessivamente até que estejam “na medida”.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Dragões, O Velho Clã, Voivodes, Stokers
Para os Tzimisce, possuir é tudo. Eles buscam dominar e possuir o objeto de sua possessividade, vigiando-o com ciúmes comparável àquele com que os dragões que os apelidam guardam seus tesouros. Tudo, desde terras, pessoas, cultos, empresas ou gangues, pode cair nas garras cobiçosas de um Dragão. Sua incansável possessividade se estende aos seus próprios corpos, e eles costumeiramente se remoldam em formas perfeitas, horrendas ou alienígenas, tudo para melhor demonstrar seu absoluto controle sobre todas as coisas que possuem.
Disciplinas
Animalismo, Dominação, Proteanismo
Perdição
Perdição: Enraizados – todo Tzimisce deve escolher uma posse específica – um domínio físico, um grupo de pessoas, uma organização ou até mesmo algo mais esotérico – claramente definida e limitada. Os integrantes do clã devem passar seu dia de sono cercados pela posse escolhida.
Compulsão
Cobiça – o Tzimisce fica obcecado em possuir algo da cena, passando a desejar adicioná-lo à sua proverbial pilha de tesouro. O alvo do desejo pode ser qualquer coisa, de um objeto a uma pessoa.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Companion (Guia Suplementar, disponível gratuitamente aqui)
O Clã dos Reis, Sangues-Azuis, Tiranos, Senhores da Guerra, Patrícios, Bórgias, o Culto de Mithras
Os Ventrue não são chamados de Clã dos Reis por nada. Cuidadosamente escolhendo sua progênie de que tenham familiaridade com o poder, a riqueza e a influência, os Ventrue se apresentam como aristocratas do mundo vampírico. É esperado que seus membros assumam o comando sempre que possível, e eles estão dispostos a enfrentar tempestades pela oportunidade de liderar a partir do front.
Disciplinas
Dominação, Fortitude, Presença
Perdição
Paladar Refinado – quando um Ventrue bebe sangue de qualquer mortal que não seja da sua preferência, ele precisa fazer um grande esforço de vontade para que o sangue não volte na forma de vômito escarlate.
Compulsão
A necessidade que o vampiro tem de governar aflora. Nada pode impedi-lo de assumir o controle de uma situação.
Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Crepusculares, Mercurianos, Sangues-Ralos, Os Jovens, Prorrogados, Fracotes, Camaleões, Abortos
Não completamente mortais nem vampiros, a sempre mutável natureza dos Crepusculares evoca piedade, ciúmes e medo em igual medida. Considerados pouco mais que lixo pela maioria dos vampiros, os sangues-ralos se reúnem em bandos, utilizando sua resistência à luz do sol e a estranha e mercurial adaptabilidade de seus poderes contra seus opressores.
Disciplinas
Alquimia Sangue-Ralo
Perdição
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Compulsão
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Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico
Os Sem-Clã, Panders, Órfãos, Lixo, Escória, Divergentes
Sem uma linhagem discernível, os Caitiff são vampiros sem um clã. Vistos com desconfiança por seus pares, eles são desprezados pela falta de linhagem, mas também temidos por sua imprevisibilidade. Versáteis, porém sem um foco, cada Pander trilha seu próprio caminho na sociedade dos condenados, livres tanto da ancestralidade quanto das expectativas.
Disciplinas
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Perdição
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Compulsão
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Apresentados em: Vampiro: A Máscara 5ª Edição – Livro Básico